Vinícius de Moraes (1913-1980)
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas, inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
Vinícius de Moraes. Nova Antologia Poética. São Paulo. Companhia das Letras. 2005.
I- INTRODUÇÃO
O poema se refere à primeira bomba atômica que foi lançada , em 1945, pelos Estados Unidos na cidade de Hiroshima, no Japão e que tinha em torno de 350 mil habitantes. Ela formou uma nuvem que subia ao céu em forma de cogumelo e que chegou escurecer a luz do sol. Em seguida cai uma chuva pastosa escura formada de gotas do tamanho de uma bola de gude que atingiam pessoas, vegetação e reservatório de água. É incalculável o número de mortos, pois prédios, vegetação e pessoas simplesmente se desintegraram, sumiram no ar.
Aqueles que sobreviveram à morte instantânea, tiveram dois destinos: morreram logo após incineradas pelo calor e queimaduras; ou ficaram com a saúde irremediavelmente comprometida pela contaminação radioativa( ficaram mutilados; vieram a ter câncer; vieram a ter filhos deficientes e com doenças genéticas até a terceira geração).
Dias após, outra bomba, foi lançada na cidade de Nagasaki, após o que o Japão se rendeu, encerrando-se a 2.ª Guerra Mundial. Estes episódios causaram horror na humanidade.
II- REFLEXÃO SOBRE O POEMA
Objetivo: Manejar o texto transformando a leitura como fonte de conhecimento
Habilidades pretendidas
a)Localizar e recuperar informações explícitas e implícitas nas linhas do texto;
b)Aproximar o texto ao tempo presente (armas químicas, biológicas; Vietnam ; Iraque,p. ex), refletindo sobre a realidade que o cerca.
c)Fixar noções de adjetivo
1.O poema conta o fato
( ) dos efeitos oriundo da bomba atômica jogada em Hiroshima e de como ficaram os sobreviventes, a cidade e as gerações posteriores .
( ) da rosa que cresce na cidade japonesa de Hiroshima e seus efeitos que provocam nas pessoas cegas e inválidas que lá vivem
2.Em qual verso o eu lírico não se contém e “entra” dento do poema mostrando seu sentimento, a sua opinião:
( ) Pensem nas crianças mudas telepáticas
( ) Pensem nas feridas como rosas cálidas
( ) Pensem nas meninas cegas inexatas
( ) Mas oh não se esqueçam
3.A expressão “ rosa radioativa “ se refere a
( ) aos problemas do barulho da radioatividade
( ) aos problemas que ocorreram com as pessoas de Hiroshima que morreram instantaneamente.
( ) bomba atômica cuja explosão forma uma imagem bonita como uma rosa
1. A rosa é uma flor que “normalmente” é usada metaforicamente com o sentido predominante de :
( ) dor, luto, morte
( ) alegria, amor,felicidade
( ) indiferença, amor , felicidade
2. No poema a metáfora “ rosa” tem o sentido de reforçar a mensagem de que
( ) os habitantes estavam indiferentes e não perceberam o real perigo
( ) os habitantes não associaram a idéia de morte diante da beleza de se estar formando
A imagem de uma rosa no céu
3. Numere as afirmações correspondentes
1. crianças mudas telepáticas ( ) alterações genéticas que serão transmitidas aos filhos
2. meninas cegas, inexatas ( ) nascerão deficientes, com má formação do feto
3. mulheres rotas alteradas ( ) aquelas que após o clarão e o impacto da explosão ficaram
deficientes, mutiladas
4. Assinale a alternativa INCORRETA.Quando o eu lírico diz “ PENSEM” ele quer dizer:
( ) que o leitor não se esqueça dos horrores da bomba atômica
( ) que o leitor imagine as diversas consequências da bomba atômica
( ) que o leitor se conscientize de que Hiroshima significa o sofrimento a que todos estarão
sujeitos se voltar a ser utilizada bomba atômica
( ) que a bomba atômica é uma arma que nunca mais será usada, então o leitor deve pensar
como uma recordação
6.. A repetição intencional da palavra “ rosa” nos versos :“ Não se esqueçam/ da rosa da rosa/ a rosa radioativa/estúpida/inválida “,significa que :
( ) o autor se refere às mulheres e suas futuras gerações, pois terão filhos que serão deficientes
( ) o autor se refere às mulheres que foram dizimadas e não vieram a ter filhos.
7. Como ficou a cidade de Hiroshima na expressão: “ a anti-rosa ”:
( ) a cidade se transformou na a antítese da rosa: sem o belo, sem o perfume, sem flor, sem nada, sem vida
( ) a cidade se transformou e ficou semelhante a rosa que é bela, tem perfume, tem vida.
III- AMPLIANDO O TEMA
Pesquisa e Debate.
O tema do poema se refere ao fato de que para vencer a guerra, os Estados Unidos
lançaram a bomba atômica sobre os civis, no Japão.
a) Há alguma semelhança com o que ocorreu em 11 de setembro de 2001,quando terroristas fundamentalistas lançaram aviões sobre o as torres gêmeas do Word Trade Center atingindo civis ? Os fins justificam os meios?
IV- ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARTINDO DO POEMA.
Estudando um pouco da língua portuguesa no poema ‘ A rosa de Hiroshima” temos o destaque das classes gramaticais adjetivo e verbo [ verbos pensar e esquecer usados no imperativo].
1. ADJETIVO. Habilidade pretendida: Reconhecer o papel do adjetivo na atribuição de sentido no poema.
No poema “ A Rosa de Hiroshima” há os adjetivos: mudas, telepáticas; cegas; inexatas; rotas; alteradas; cálidas; hereditária, radioativa; estúpida; inválida.
Há as locuções adjetivas: com cirrose,sem cor, sem perfume, sem rosa, sem nada Sensação produzida: aflição, horror.
O QUE É ADJETIVO? Adjetivo é a palavra que estabelece característica para o substantivo Outra maneira de reconhecer o adjetivo é quando no singular e no plural , puder ser precedida de “tão” . Ex. inútil= tão inútil; tão inúteis. Assim fica fácil reconhecer, também, quando o substantivo estiver sendo usado com valor de adjetivo. Ex. Ele é homem= Ele é tão homem. Também no caso de diferenciar adjetivo do particípio passado. Ex. Casa estragada( adj)/ /Ele havia estragado a casa( particípio passado do verbo estragar); Havíamos acabado o almoço [Obs.Quando verbos auxiliares Ter e Haver forma tempo composto; Ser e Estar forma tempos da voz passiva].
Além do adjetivo sozinho, há a locução adjetiva.Na locução adjetiva a qualificação vem
com substantivo acompanhado de preposição( principalmente: com, sem, de)Ex. amor
de filho( amor filial)
Não se pode esquecer que no poema o adjetivo faz aflorar o sentimento, a maneira pessoal de ver do poeta, no caso do poema e de qualquer pessoa . Por exemplo: “ Você é linda, mais que demais”. ( Caetano Veloso)
- VERBO PENSAR E VERBO ESQUECER. Habilidade pretendida: Identificar o efeito de sentido pretendido pelo Autor com o uso do imperativo no poema.
Lembre-se que o imperativo não indica apenas ordem; ele serve também para
dar uma orientação, um conselho ; fazer um pedido ou um convite.Na escrita é
importante o contexto e a pontuação( !) ( ...) na situação oral, a entonação. Ex.
Volte logo”!
a) No poema podemos identificar com qual intenção o autor se utiliza
do imperativo? R.......................................................................................................
b)O “ eu” poético está tentando nos convencer de quê?
R............................................................................................................................
V.PROPOSTA
1. Esquematizar. Adjetivo: gênero; número e grau
2. Atividades
“ Na minha penosa lida
Conheço do mar da vida
As temerosas tormentas
Eu sou o poeta da roça
Tenho mão calosa e grossa
Do cabo das ferramentas”
(in Patativa do Assaré- Uma voz do Nordeste. São Paulo. Ed. Hedra.2000)
2.1.Reescreva identificando o adjetivo ( use a pista do “tão”)
a) Na minha penosa lida conheço do mar da vida as temerosas tormentas.
.................................................................................................................
b) Eu sou o poeta da roça. Tenho mão calosa e grossa.
...............................................................................................................
2.2. Identifique os adjetivos e reescreva-os em ordem alfabética.
Rapaz alto; bom rapaz; homem cristão, ambiente acolhedor; caráter difícil;
homem baixo;animal doméstico; sorriso amarelo.
....................................................................................................................................
2.3.Adjetivos como bom, mau, grande e pequeno,quando são empregados para comparar , são usados de maneira diferente.
Ligue corretamente:
Bom maior
Mau menor
grande melhor
pequeno pior
2.4.Os enunciados abaixo apresentam erro em relação ao grau do adjetivo. Reescreva
corrigindo-as:
a)Esta casa é mais grande do que aquela ao lado.
..............................................................................
b)Sua letra está mais boa do que a de sua colega.
...............................................................................
2.5.Existem adjetivos uniformes, ou seja, só tem uma forma para os dois gêneros.
Reescreva o que se pede, no feminino:
Homem jovem; mulher................. Aluno inteligente; aluna .....................
Homem hipócrita; mulher ................. Aluno contente; aluna .......................
Homem homicida; mulher .....................aluno afável; aluna ..........................
3. Desenvolver pequeno texto
3.1.Descreva um parente cheio de qualidades............................................
3.2.Descreva a sua rua ( ônibus/bairro) cheia de problemas ...................................
gabarito
ResponderExcluirE o GABARITO?
ResponderExcluirE o gabarito?
ResponderExcluirE o gabarito?
ResponderExcluirCadê as respostas poww
ResponderExcluirCadê as respostas-_-
ResponderExcluircadê o gabarito???
ResponderExcluirConseguiu?
ExcluirGabarito???Preciso
ResponderExcluir