sexta-feira, 28 de junho de 2013

A ROSA DE HIROSHIMA


          
                      Vinícius de Moraes (1913-1980)   

                                           

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas, inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
 Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
                        Vinícius de Moraes. Nova Antologia Poética. São Paulo. Companhia das Letras. 2005.

 I- INTRODUÇÃO
                       
O poema se refere à  primeira bomba atômica que foi lançada , em 1945, pelos Estados Unidos na cidade de Hiroshima, no Japão e que tinha em torno de 350 mil habitantes. Ela formou uma nuvem que subia ao céu em forma de cogumelo e que chegou escurecer a luz do sol. Em seguida cai uma chuva pastosa  escura formada de gotas do tamanho de uma bola de gude que atingiam  pessoas, vegetação e reservatório de água. É incalculável o número de mortos, pois prédios, vegetação e pessoas simplesmente se desintegraram, sumiram no ar.
Aqueles que sobreviveram  à morte instantânea, tiveram dois destinos: morreram logo após incineradas pelo calor e queimaduras;  ou ficaram com a saúde irremediavelmente comprometida pela contaminação radioativa( ficaram mutilados; vieram a ter câncer; vieram a ter filhos deficientes e com doenças genéticas até a terceira geração).
Dias após, outra bomba, foi lançada na cidade de Nagasaki, após o que o Japão se rendeu, encerrando-se a 2.ª Guerra Mundial. Estes episódios causaram  horror na humanidade.

II- REFLEXÃO SOBRE O POEMA
Objetivo: Manejar o texto transformando a leitura como fonte de conhecimento
Habilidades pretendidas
a)Localizar e recuperar  informações explícitas e implícitas nas linhas do texto;
b)Aproximar o texto ao tempo presente  (armas  químicas, biológicas; Vietnam ; Iraque,p. ex), refletindo sobre a realidade que o cerca.
c)Fixar noções de adjetivo

 1.O poema conta o fato

(   ) dos efeitos oriundo da bomba atômica jogada em Hiroshima  e de como ficaram os sobreviventes, a cidade e as gerações posteriores .
(   ) da  rosa que cresce na cidade japonesa de Hiroshima e seus efeitos que provocam nas pessoas cegas e inválidas que lá vivem  

2.Em qual verso o  eu lírico não se contém e  “entra” dento do poema mostrando seu sentimento, a sua opinião:
(   ) Pensem nas crianças mudas telepáticas
(   ) Pensem nas feridas como rosas cálidas
(   ) Pensem nas meninas cegas inexatas
(  ) Mas oh não se esqueçam

3.A expressão “ rosa radioativa “ se refere a

(   ) aos problemas do barulho da radioatividade
(   ) aos problemas que ocorreram com as pessoas de Hiroshima que morreram instantaneamente.
(   ) bomba atômica cuja explosão forma uma imagem  bonita como uma rosa

1.      A rosa é uma flor  que “normalmente” é   usada metaforicamente com o sentido  predominante de :
(  ) dor, luto, morte
(  ) alegria, amor,felicidade
(  ) indiferença, amor , felicidade

2.      No poema a   metáfora “ rosa”  tem o sentido de reforçar  a mensagem de que
 
(   ) os habitantes  estavam  indiferentes  e  não perceberam  o real perigo
(  ) os habitantes não associaram a idéia de morte  diante da  beleza de  se estar formando      
      A  imagem de uma rosa no céu

3.       Numere as  afirmações correspondentes
1. crianças mudas telepáticas   (   ) alterações  genéticas que serão  transmitidas aos filhos 
2. meninas cegas, inexatas       (   )  nascerão deficientes,  com má formação do feto
3. mulheres rotas alteradas       (   ) aquelas que após o clarão e o impacto  da explosão ficaram  
                                                        deficientes, mutiladas
  

4.      Assinale a alternativa INCORRETA.Quando o eu lírico diz “ PENSEM” ele quer  dizer:
(   ) que o leitor não se esqueça  dos horrores da bomba atômica
(   ) que o leitor imagine as diversas consequências da bomba atômica
(   ) que o leitor se conscientize de que Hiroshima significa o sofrimento  a que todos estarão 
      sujeitos  se voltar a ser  utilizada  bomba atômica
       (   ) que a bomba atômica é uma arma que nunca mais será usada, então o leitor deve pensar
            como uma recordação


     6..  A repetição intencional da palavra “ rosa” nos versos  :“ Não se esqueçam/  da rosa da rosa/ a rosa radioativa/estúpida/inválida “,significa que :
(  ) o autor se refere às mulheres e suas futuras gerações, pois terão  filhos que serão deficientes
(  ) o autor se refere às mulheres que foram dizimadas e não vieram a ter filhos.
7.      Como ficou a cidade de Hiroshima na expressão: “ a anti-rosa ”:
(  ) a cidade se transformou na  a antítese da rosa: sem o belo, sem o perfume, sem flor, sem nada, sem vida
      (   ) a cidade se transformou  e ficou semelhante a rosa que é bela, tem perfume, tem vida.

  III- AMPLIANDO  O  TEMA
            Pesquisa e Debate.
O tema do poema  se refere ao fato de que para vencer a guerra, os Estados Unidos
lançaram a bomba atômica sobre os civis, no Japão.
           a) Há alguma semelhança com o que ocorreu em  11 de setembro de  2001,quando  terroristas fundamentalistas  lançaram aviões sobre o as  torres gêmeas  do Word Trade Center atingindo civis ? Os fins justificam os meios?
             
                       
IV- ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARTINDO DO POEMA.       
Estudando um pouco da  língua portuguesa no poema ‘ A rosa de Hiroshima” temos o destaque das classes gramaticais  adjetivo e  verbo [ verbos pensar e esquecer   usados no imperativo].
       1. ADJETIVO. Habilidade pretendida: Reconhecer o papel do adjetivo na atribuição de sentido no poema.
       No poema “ A Rosa de Hiroshima”  há os adjetivos: mudas, telepáticas; cegas; inexatas;  rotas; alteradas; cálidas; hereditária, radioativa; estúpida; inválida.
       Há as locuções adjetivas: com cirrose,sem cor, sem perfume, sem rosa, sem nada  Sensação produzida: aflição, horror.
  O QUE É ADJETIVO? Adjetivo é a palavra que estabelece  característica para o substantivo   Outra maneira de reconhecer o adjetivo é quando no singular e no plural , puder ser precedida de “tão” . Ex. inútil= tão inútil; tão inúteis. Assim fica fácil reconhecer, também, quando o substantivo estiver sendo usado com valor de adjetivo. Ex. Ele é homem= Ele é tão homem. Também no caso de diferenciar adjetivo do particípio passado. Ex. Casa  estragada( adj)/ /Ele havia estragado a casa( particípio passado do verbo estragar); Havíamos acabado o almoço [Obs.Quando verbos auxiliares  Ter e Haver forma tempo composto; Ser e Estar forma tempos da voz passiva].  
       Além do adjetivo sozinho, há a locução adjetiva.Na locução adjetiva a qualificação vem   
       com substantivo acompanhado de preposição( principalmente: com, sem, de)Ex. amor
      de filho( amor filial)  
 Não se pode esquecer que no poema  o adjetivo  faz aflorar o sentimento, a maneira pessoal de ver do poeta, no caso do poema e de qualquer pessoa . Por exemplo: “ Você é linda, mais que demais”. ( Caetano Veloso)

  1. VERBO PENSAR  E VERBO ESQUECER. Habilidade pretendida: Identificar o efeito de sentido pretendido pelo Autor com o uso do imperativo no poema.
Lembre-se que o imperativo não indica apenas ordem; ele serve também para
dar uma orientação, um conselho ; fazer um pedido ou um convite.Na escrita é
importante o contexto e a pontuação( !) ( ...) na situação oral, a entonação. Ex.
Volte logo”!
a) No poema  podemos identificar com qual intenção o autor se utiliza
do imperativo? R.......................................................................................................
b)O “ eu” poético está tentando nos convencer de quê?
         R............................................................................................................................

V.PROPOSTA
1. Esquematizar. Adjetivo: gênero; número e grau
2. Atividades
“ Na minha penosa lida
Conheço do mar da vida
As temerosas tormentas
Eu sou o poeta da roça
Tenho mão calosa e grossa
Do cabo das ferramentas”
 (in Patativa do Assaré- Uma voz do Nordeste. São Paulo. Ed. Hedra.2000)

2.1.Reescreva identificando o adjetivo ( use a pista do “tão”)
a)      Na minha penosa lida conheço do mar da vida as temerosas tormentas.
.................................................................................................................
b)      Eu sou o poeta da roça. Tenho mão calosa e grossa.
...............................................................................................................

2.2. Identifique os adjetivos e reescreva-os em ordem alfabética.
      Rapaz alto; bom rapaz;  homem cristão, ambiente acolhedor; caráter difícil;
      homem baixo;animal doméstico; sorriso amarelo.
....................................................................................................................................

2.3.Adjetivos como bom, mau, grande e pequeno,quando são empregados para comparar , são usados de maneira diferente.
   Ligue corretamente:
   Bom                                           maior
   Mau                                           menor 
  grande                                         melhor
  pequeno                                      pior
2.4.Os enunciados abaixo apresentam erro em relação ao grau do adjetivo. Reescreva
   corrigindo-as:
a)Esta casa é mais grande do que aquela ao lado.
..............................................................................
b)Sua letra está mais boa do que a de sua colega.
...............................................................................
2.5.Existem adjetivos uniformes, ou seja, só tem uma forma para os dois gêneros.
Reescreva o que se pede, no feminino:
Homem jovem; mulher.................        Aluno inteligente; aluna .....................
Homem hipócrita; mulher .................    Aluno contente; aluna .......................
Homem homicida; mulher .....................aluno afável; aluna ..........................
3. Desenvolver pequeno texto
   3.1.Descreva  um parente  cheio de qualidades............................................
   3.2.Descreva a sua rua ( ônibus/bairro) cheia de problemas ...................................








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