Situação de Aprendizagem desenvolvida
no curso MG/ME - encontros presencial
TEXTO – AVESTRUZ
(Mário Prata)
1- Habilidades:
Ativação de conhecimento de
mundo, antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
Perguntar aos alunos o que sabem
a respeito do avestruz
2- Habilidades
Localização de informações:
comparação de informação generalizações.
Após a leitura do texto perguntar aos alunos porque eles acham que o autor diz que o
avestruz foi um erro da natureza.
3- Habilidades
Produção de inferências locais
inferências globais.
Com os alunos grifem as palavras
desconhecidas, através de uma releitura
e descubram o significado através do contexto.
4- Habilidades
Recuperação do contexto de produção e metas da
atividade.
Pedir que pesquisem a sobre o
animal.
a)
Se está
em extinção?
b)
Tempo de vida útil?
c)
Se é
quadrupede ou bípede?
OBS- Com essa pesquisa em mãos os alunos farão
um relato e apresentarão para os outros grupos.
5- Habilidades
Percepção das relações de
intertextualidade e interdiscursividade.
- Criar um poema sobre o Avestruz
6- Habilidades
Percepção de outras linguagens,
elaboração de apreciação estética e/ou afetiva, relativa a valores éticos ou
políticos.
Peçam aos alunos que pesquisem e
cites algumas obras sobre o escritor Mario Prata.
AVALIAÇÃO
a) Você
conhece a imagem do Avestruz? Descreva para a classe.
b) O
que o título sugere para você, curiosidade ou estranheza?
c) O
gênero textual é: narrativa, crônica ou fábula?
d) Reescreva
uma situação de conflito encontrada no texto?
e) Onde
se passou a história?
Nenhum comentário:
Postar um comentário