segunda-feira, 10 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - MÓDULO 3 - SONIA MARIA

Situação de Aprendizagem desenvolvida no curso MG/ME  - encontros presencial

TEXTO – AVESTRUZ
(Mário Prata)
1-    Habilidades:

Ativação de conhecimento de mundo, antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
Perguntar aos alunos o que sabem a respeito do avestruz

2-    Habilidades

Localização de informações: comparação de informação generalizações.
 Após a leitura do  texto  perguntar aos alunos  porque eles acham que o autor diz que o avestruz foi um erro da natureza.



3-    Habilidades

Produção de inferências locais inferências globais.
Com os alunos grifem as palavras desconhecidas,  através de uma releitura e descubram o significado através do contexto.

4-    Habilidades
 Recuperação do contexto de produção e metas da atividade.
Pedir que pesquisem a sobre o animal.
a)      Se  está em extinção?
b)      Tempo de vida útil?
c)       Se  é quadrupede ou bípede?

 OBS- Com essa pesquisa em mãos os alunos farão um relato e apresentarão para os outros grupos.

5-    Habilidades
Percepção das relações de intertextualidade e interdiscursividade.
- Criar um poema sobre o Avestruz

6-    Habilidades

Percepção de outras linguagens, elaboração de apreciação estética e/ou afetiva, relativa a valores éticos ou políticos.
Peçam aos alunos que pesquisem e cites algumas obras sobre o escritor Mario Prata.
AVALIAÇÃO

a)      Você conhece a imagem do Avestruz? Descreva para a classe.
b)      O que o título sugere para você, curiosidade ou estranheza?
c)       O gênero textual é:  narrativa, crônica ou fábula?
d)      Reescreva uma situação de conflito encontrada no texto?

e)      Onde se passou a história?

Nenhum comentário:

Postar um comentário