terça-feira, 4 de junho de 2013

RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS INTEGRANTES DO GRUPO V







Relato de Aline Maria da Silva


Pude vivenciar uma experiência de leitura mu
Pude vivenciar uma experiência de leitura muito bacana, com uma amiga na faculdade, que nunca mais esqueci.

Ela tinha um acordo com os seus pais desde o EF.  Esse acordo além de alimentar o gosto dela pela leitura a incentivava aos estudos e ao esforço de conseguir buscar e alcançar seus objetivos.

O acordo era: Sempre que ela tirava nota 10 em avaliações ou trabalhos realizados ganhava um livro, de sua escolha, como recompensa.

Quando o 10 aparecia ela vibrava muito e compartilhava conosco a lista , já preparada, com o nome do livro desejado. Ah! Na faculdade o acordo com os pais foi valorizado, o número de livro ganho com a nota 10 passou de um para dois.

Legal, né? Um belo exemplo.





Relato de Leid

 Se é para resgatar minhas experiências de leitura lá vou eu:
1º capítulo. Na infância minha avó dava livro de presente. o primeiro livro foi: Ali-babá e os 40 ladrões. Lembro até hoje como eu imaginava a pedra rolando para os ladrões poderem entrar na caverna. Minha avó sentava numa poltrona e, depois do terço, ficava contando história da família, do tempo antigo, etc. Depois era a vez de algum doce. vou parar por aqui porque não está me fazendo bem rememorar.
2.º capítulo. Fui estudar no Colégio Santa Marcelina em Botucatu. No Colégio, toda  tarde, havia aula de bordado em que ficava uma das alunas lendo um livro  em voz alta. Lembro da vontade de saber o final , mas tinha que esperar a continuação no dia seguinte. Ao mesmo tempo, desenvolvi o gosto pela escrita, porque fazíamos diário, escrevíamos cartas para os país(e, também, cartas contrabandeadas para os rapazes).Ah, esqueci de dizer que escrevi muitas redações sobre a ORDEM porque era bagunceira ( até hoje não lembro onde guardo as coisas!). Por esta época, lembro agora dos seguintes livros: Romeu e Julieta, A Odisséia ,  Os Miseráveis( 3 volumes), Quo Vadis, Sandálias do Pescador. Nunca pensamos que fossem leituras "difíceis"  porque, aos poucos, compartilhadas e tidas como momento de lazer.

Próximos capítulos?  ...............   




Relato de  Sonia Maria


Aprendi a ler com a Cartilha Caminho Suave, com o método tradicional. Sempre gostei de ler, lembro que minha mãe  ficava brava pois eu tinha que trabalhar e não ler, lia escondido, devido a isso hoje eu incentivo os meus alunos a ler. Nas minhas aulas eu faço o momento da leitura e a roda da conversa, com isso a cada dia conquisto mais alunos a ter o gosto pela leitura. Naquela época as famílias não incentivava os filhos a importância da leitura.

2 comentários:

  1. Ficou lindo !!!!! Parabéns !!!!

    Que desafio, a meta foi cumprida !!!!

    Continuem ...

    Marcia Szilagyi Marinho

    ResponderExcluir
  2. O blog está muito interessante!!!

    Abraços !!!

    Marcia Szilagyi Marinho

    ResponderExcluir