
“ As reticências são os três primeiros
passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho” Mário
Quintana
Série: 7.º ano
Tempo estimado: 4
aulas
Objetivo: Levar o
aluno a identificar os sinais de pontuação e os efeitos em relação
à clareza de sentido na escrita.
Levar o aluno, com suporte na entonação, ser capaz de pontuar um
texto.
Desenvolver a habilidade de identificar na pontuação, os efeitos de
sentido que foram intensificados, quer na leitura oral, quer no texto
escrito.
1.º MOMENTO: apresentação/ reforço dos sinais de
pontuação com leitura oral e
representação escrita.
Muito embora não se queira que o uso da pontuação
esteja descontextualizado de textos, este primeiro momento será para recordar e
ter um ponto de partida comum face aos diferentes níveis de requisitos prévios.
Quem sou eu?
Apareço no fim das frases e indico que as mesmas estão completas.
Sou o .....................................e meu sinal
gráfico é ..................
Ex. Hoje está
chovendo. O amor vence as pessoas mais cruéis.
Apareço no interior das frases e sou uma pequena pausa para
respirar
Sou a ...............................................e meu
sinal gráfico é .......................
Ex. Hoje está
chovendo, está ventando e está fazendo
frio.
Apareço sempre fazendo pergunta e pedindo uma resposta
Sou o .........................................e meu sinal
gráfico é ........................
Ex. Hoje vai chover?
Apareço para demonstrar
o coração, com emoção ,com medo e muito mais sentimentos
Sou o ......................................................e
meu sinal gráfico é...................
Ex. Hoje chove muito!
Apareço para mostrar que não disse tudo, existe mais coisas
a dizer...
Sou a ................................................e o
meu sinal gráfico é ....................
Ex. Hoje está
chovendo e ....
Sou muito útil porque informo que estou emprestando,
citando palavras de outros
Sou as
......................................................e meu sinal gráfico é
...............................
Ex. Hoje “ chove
chuva choverando” disse Oswald de Andrade no poema.
Apareço para demonstrar que alguém está falando, por isso
tenho formato de língua
Sou o .............................................. e meu
sinal gráfico é .................................
Meu pai disse:
-Aqui está chovendo.
Abro a boca e mostro dois pontos que são os dentes de cima e
de baixo. No meio dos dois dentes deixo
sair a explicação e deixo o outro falar.
Sou o
......................................................e o meu sinal gráfico é
........................
Ex. Meu pai disse:
2º MOMENTO. Momento da Vírgula
Atividade: Uso da vírgula substituindo o E , separando vocativo ,
aposto. Proibição da vírgula entre
sujeito e predicado.
EM TEMPO: VOCATIVO é a pessoa, ou coisa a quem você se
dirige chamando.
( Aceita a interjeição “ Ó”, não se transforma
em oração)
Ex.
Meu filho, venha aqui!
APOSTO é um elemento da frase que explica,
ou caracteriza , ou enumera
um
substantivo ou pronome. ( Não aceita a interjeição “Ó”, pode-se
transformar
numa oração iniciada pelo relativo “QUE”)
Ex. Santos Dumont, o pai da aviação, faleceu jovem.
Exercícios.( Propõe-se apresentar os exercícios textos, aos poucos, sem pontuação,
embora, aqui, já esteja pontuado)
A)
Diferenciar aposto e vocativo, pontuando corretamente.
Fazer leitura oral para fixar entonação e expressividade.
1.Nós,os professores, queremos ensinar a todos os
alunos.
2.Dorme, minha filha,
o teu sono de anjinho.
3.Meus filhos,
afastai-vos dos maus amigos!
4.Campinas, cidade
das andorinhas, é bonita!
5.Dorme, cidade das
andorinhas!
6.Deus, ó Deus, onde
estás que não respondes?
7.Derrama, ó Senhor,
sua misericórdia sobre os homens!
8.Deus, o pai de
todas as graças, nos abençoa.
9.Ingrata escola, não irás desfazer os meus sonhos !
10.A escola, cumpridora de seus deveres, sabe educar e valorizar
seus professores.
11.Meus alunos, sois a alma desta escola!
12.O estudante, aluno estudioso, é a alma desta escola.
13.Deus o acompanhe, meu filho!
14.Venha almoçar, menina!
15.João, meu filho caçula, é estudioso.
16.Deseja alguma coisa, Senhor?
17. Aonde vais, meu filho, a estas horas?
B)Perceber, por meio de exercício de entonação, a proibição de vírgula entre sujeito e
predicado.
1.Deus criou o mundo. Não pode:
Deus, criou o mundo
2.O estudo dá segurança nas
provas.
3.Os alunos estudiosos
são felizes.
4.Algumas
doenças são psicológicas.
5.Toda aquela
cidade estava deserta.
C ) Reforço da
identificação de sujeito e predicado ( pontuação)
1.
Paulo ofereceu, com muita alegria, uma festa no seu
aniversário.
# Com muita alegria, Paulo ofereceu uma festa
no seu aniversário.
Não pode:
Paulo,ofereceu............? Pq? R. Sujeito e predicado
2.Depois do tratamento, Paulo
ficou curado.
3.No dia do meu aniversário, eu
darei uma festa.
4.Todos os dias, o bom aluno
estuda..
5.Naquele dia, a escola não teve
aula.
D)Reforço sujeito(composto)
unidos por vírgula entre si, mas não entre eles e o predicado
1.O céu, a terra, o mar
demonstram a grandeza de Deus!
2.Seu pai, sua mãe e seus irmãos
merecem o seu respeito.
3.As aves, os animais e vegetais
sofrem no inverno muito rigoroso.
4.Minha chave, minha bolsa e meu
cartão de crédito estão na gaveta.
5.Meu pai, minha mãe e minha avó
vieram da Bahia.
3.º MOMENTO: Exercícios de pontuação e
entonação em pequenos textos já estruturados.(leitura em grupo)
1.Era uma
vez uma menina linda, alta e estudiosa.Sentava na carteira perto da janela e
ficava escrevendo no caderno com letra
muito bonita, quando o professor passou e perguntou:
-Lúcia,
você fez a tarefa?
-Professor, a tarefa era para hoje?
-Sim, era para
hoje.
2.
Era inverno. Havia chovido muito e as formigas estavam
trabalhando, quando apareceu a cigarra:
-Por favor, formigas, vocês poderiam me dar
comida?
As formigas pararam e olharam para a
cigarra e disseram:
-O que você esteve fazendo durante o verão?
-Ah, eu estive passeando, viajando e
cantando.
-Então, se você não se preocupou no
verão, agora não é justo vir pedir para nós.
As formigas
voltaram para suas tocas e a cigarra viu que nos tempos bons se
deve pensar no
futuro, no dia de amanhã
4ª MOMENTO : PEQUENOS TEXTOS PARA ESTRUTURAR E PONTUAR
1)A professora estava entregando as produções de texto
que os alunos haviam feito em casa Quando
entregou a de Priscila ela falou Priscila
por que você faltou ontem É professora precisei sair com minha mãe.
2)Meu irmão estava
distraído mexendo na xícara embaixo da mesa. A minha mãe viu que ele não
estava tomando o leite. Ela perguntou O que você está fazendo Estou tentando ver se o meu cachorrinho gosta
de leite.
3)Um homem chegou perto do menino que estava sentado na
calçada e falou Ei menino você aceita um
sorvete Não obrigado Meus pais me proibiram de conversar e aceitar alguma coisa
de estranhos.
5ºMOMENTO Atividade de reforço de pontuação
( apud HTTP:professoracarina.blogspot.com.br/2011/03
texto-para-pontuar)
Para
Quem è O Presente?
Dona Sara saíra de viagem. Sua
ausência duraria aproximadamente dois meses, pois visitaria, na Itália, seus
parentes os quais não via há 20 anos.
Mas,
antes de viajar, dona Sara deixou um presente. Não disse para quem era, mas, no
pacote, havia um cartãozinho em que ela havia escrito quem era o destinatário do presente.
Após a partida, reuniram-se o filho, a nora,
os netos e Renata, sua melhor amiga, para ler o cartão e saber de quem era esse
pacote enorme e tentador.
O
filho leu a mensagem, e era evidente que sua mãe havia deixado o presente para
ele.
Todos iam saindo conformados ,
quando Renata gritou:
-Um
momento! Eu sabia que Sara não ia fazer isso comigo. Afinal, sou a sua melhor
amiga!
E
acrescentou com um sorriso de triunfo!
Escutem isso!
Então leu o cartão em voz alta e
ninguém pode duvidar : o presente era para ela.
A
esta altura dos acontecimentos, todos quiseram ler o cartão e viram que tanto o
filho, quanto Sara não estavam mentindo.
Vamos
ver quem descobre o mistério.
O
cartão era este:
Este
presente é pra meu neto não
para
minha neta também não penso em
dá-lo para Renata minha melhor
amiga
não
é para meu filho jamais será dado
para
minha nora Elisa.
1) O filho leu assim:
Este presente é para meu neto? Não.
Para minha neta? Também não.
Penso em dá-lo para Renata,
minha melhor amiga? Não.
É PARA MEU FILHO.
Jamais será dado para minha
nora Elisa.
2)A amiga Renata leu assim:
Este
presente é para meu neto? Não.
Para minha neta? Também não.
PENSO EM DÁ-LO PARA RENATA,
MINHA MELHOR AMIGA.
Não é para meu filho.
Jamais será dado para minha
nora Elisa.
Neste momento, os a nora e os netos perceberam a importância da pontuação e
resolveram usar da mesma em favor deles.
Cada um pegou o bilhete e começou a ler a seu favor.
3)Querem
ver como a nora leu?
Este presente é para meu neto? Não.
Para minha neta, também
não.
Penso em dá-lo para Renata, minha melhor amiga? Não.
É para meu filho? Jamais.
SERÁ DADO PARA MINHA NORA ELISA.
4)Querem
ver como o neto leu?
ESTE PRESENTE É PARA MEU NETO.
Não
para minha neta.
Também
não penso em dá-lo para Renata, minha melhor amiga.
Não é para meu filho.
Jamais será dado para
minha nora Elisa.
5)Querem
ver como a neta leu?
Este
presente é para meu neto? Não.
PARA MINHA NETA.
Também não penso em
dá-lo para Renata, minha melhor amiga.
Não
é para meu filho.
Jamais será dado para
minha nora Elisa.
Querem saber como terminou a história?
Como não
puderam chegar a um acordo, tiveram que esperar que a vovó voltasse, para saber
quem era o afortunado.
Por sorte
ela voltou e trouxe mais quatro presentes e todos ficaram felizes.
6.º MOMENTO. A PONTUAÇÃO E SUA EXPRESSIVIDADE POÉTICA.
Objetivo:
Identificar o suporte semântico de cada pontuação na
construção dos novos significados propostos pelo poeta.
Desenvolver a sensibilidade do leitor para perceber os
sentidos subjacentes ao texto
Reconhecer o emprego da linguagem figurada e o seu efeito na
produção de sentido
QUESTÃO DE PONTUAÇÃO
(Melo Neto. João
Cabral de. Museu de tudo e Depois. RJ. Nova Fronteira, 1988, p. 146)
Todo mundo aceita que ao homem
cabe pontuar a própria vida:
que viva em ponto de exclamação
(dizem: tem alma dionisíaca);
Viva em ponto de interrogação
(foi filosofia, ora é poesia);
Viva equilibrando-se entre vírgulas
E sem pontuação(na política):
O homem só não aceita do homem
Que use a só pontuação fatal:
Que use, na frase que ele vive,
O inevitável ponto final.
O poeta lança o verbete: Pontuar:v. assinalar,caracterizar,
marcar, sinalizar
Deste, constrói a linguagem figurada, que sugere:
-pontuar a própria vida: marcar, sinalizar,ter atitude ,
construir a própria vida
-sem pontuação(na política) : sentido contrário
-ponto de exclamação:arrebatamento, incentivo, estímulo,
desejo, coração
-alma dionisíaca: sonho, prazer.
-ponto de interrogação: questionar, questionar, avaliar ,
aconselhar-se, ouvir
-viva equilibrando-se entre vírgulas:entre pausas para
respira, para pensar, se reavaliar
-que use na frase em que ele vive: no caminho de sua vida,
na sua trajetória.
-pontuação fatal/ ponto final: a morte.
CONCLUSÃO: Ao longo do poema são mencionados o ponto de
interrogação, o ponto de exclamação, a vírgula e o ponto final . Os sinais de
pontuação aparecem com a função de demonstrar a expressividade dos mesmos e,
para tanto, o poeta relaciona-os com a
vida, os problemas, as alegrias , as pausas
que fazem parte da trajetória do
ser humano( até o ponto final).
No poema, o tema é a VIDA.
AVALIAÇÃO. EM CADA MOMENTO PROPOSTO, serão feitas avaliações
para mensurar a habilidade em usar a
pontuação, identificar os efeitos de sentidos
quer no texto escrito,quer na leitura
oral.
Serão propostas atividades de escrita individual: conversa
telefônica; conversa de call Center, etc.
ATIVIDADE EXTRA PARA LEITURA JOGRALIZADA.
QUEM É IMPORTANTE?
Poema de Tatiana Belink(in: Diversos Russos. São Paulo,
Scpione, 1994)
Numa página interna,
Deu-se a grande reunião
Dos sinais de pontuação
Para decidir, no instante,
Qual era o mais importante.
Chegou correndo, afobadão
O Ponto de Exclamação.
Bufando, todo excitado,
Entusiasmado ou assustado:
-Socorro!
-Viva!
-Saravá!
-Dá o fora! Sempre a berrar.
E logo, todo sinuoso,
A rebolar-se entrou, pimpão,
O enxerido e mui curioso
Dom Ponto de Interrogação.
-Quem é?
-Por quê?
-Aonde?
-Quando? Ele só vive perguntando.
E vem as Vírgulas dengosas,
Muito falantes, muito prosas,
E anunciam: -Nós, meninas,
Somos as pausas pequeninas
Que, pelas frases espalhadas,
São sempre solicitadas.
Mas já chegaram os Dois Pontos.
Ponto e Vírgula, e pronto!
Tem início a discussão,
Que já dá em confusão:
Se por cima tem um ponto,
A vírgula é um sinal bem tonto!
-Ponto e vírgula declara
Arrogante e fecha a cara.
-Essa não! Tenha paciência!
Intervém as Reticências.
Somos nós as importantes.
Tanto agora como dantes
Quando falta competência,
Botam logo...Reticências
Til e Acento Circunflexo,
Numa discussão sem nexo,
Cara a cara, bravo, quase
Se engalfinham.
Mas a Crase corta a briga, ao declarar:
-Poucos sabem me empregar!
Me respeitem, pois, bastante,
Já que eu sou tão importante!
Mas Dois Pontos protestaram:
-Importante eu é que
sou!
Eu preparo toda ação
E a e-nu-me-ra-ção ! ..,
É aqui que nós entramos!
Nós, as Aspas, e avisamos:
Sem nossa contribuição
Não existe citação.
A Cedilha e o Travessão
Já se enfrentaram, mas, então,
Bem na hora, firme e pronto
Se apresenta o Senhor Ponto:
-Importante é o meu sinal.
Basta. Fim. PONTO FINAL.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMARAVILHOSO! PARABÉNS!
ResponderExcluirMuito bom! Parabéns!
ResponderExcluirExcelente, amei!
ResponderExcluirMaterial excelente! Poderia me passar o gabarito!! Obrigada!
ResponderExcluirTudo lindo e mágico como o tema do site
ResponderExcluirAtividades bem elaboradas...amei
ResponderExcluirGabarito
ResponderExcluirMe envia o gabarito. Por favor !
ResponderExcluirgabarito
ResponderExcluirMuito top essas atividades. Poderiam compartilhar o gabarito??
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